Síndrome de hiperêmese canabinoide: sintomas, causas e tratamento

Uma condição pouco conhecida que afeta usuários frequentes de longa data: crises de náusea e vômito que só melhoram de vez com a interrupção do uso.

A síndrome de hiperêmese canabinoide (SHC) é uma condição que afeta algumas pessoas que usam cannabis com frequência por muito tempo. Ela causa crises repetidas de náusea intensa, vômitos e dor abdominal, que costumam aliviar com banhos quentes. Parece paradoxal, já que a cannabis é usada contra náusea, mas o quadro é bem descrito na literatura médica, e o tratamento definitivo é parar o uso.

Procure atendimento se houver vômitos que não param, sinais de desidratação (boca muito seca, pouca urina, tontura ao levantar), sangue no vômito, dor abdominal intensa ou confusão.

Caderno De Anotação Capa Couro Vintage Diário 19x14cm
Ajuda no diagnóstico

Caderno De Anotação Capa Couro Vintage Diário 19x14cm

Registrar as crises (data, duração, uso de cannabis nos dias anteriores) ajuda muito o médico a fazer o diagnóstico, que é essencialmente clínico.

Ver no Mercado Livre →Link de afiliado: podemos receber comissão, sem custo extra para você. Preço e estoque podem variar.

Resposta rápida

A SHC foi descrita em 2004 por pesquisadores australianos. Os critérios diagnósticos atuais incluem crises de vômito parecidas com a síndrome dos vômitos cíclicos, uso prolongado e frequente de cannabis e melhora com a interrupção sustentada.

  • Perfil típico: uso diário ou quase diário por mais de um ano.
  • Sinal característico: alívio com banhos quentes e repetidos.
  • No pronto-socorro, haloperidol e creme de capsaicina mostraram benefício; antieméticos comuns funcionam pouco.
  • Sem parar o uso, as crises tendem a voltar.

Sintomas e fases

FaseDuraçãoO que acontece
ProdrômicaSemanas a mesesNáusea matinal, desconforto abdominal, medo de vomitar; muitas vezes a pessoa aumenta o uso achando que vai ajudar
Hiperemética24 a 48 horas (às vezes mais)Vômitos intensos e repetidos, dor abdominal, desidratação, banhos quentes compulsivos
RecuperaçãoDias a semanasVolta do apetite e do bem-estar; recaída se o uso for retomado

Por que acontece

O mecanismo exato ainda não é conhecido. A hipótese mais aceita é que a exposição crônica a altas doses de THC desregula o sistema endocanabinoide e circuitos que controlam náusea e temperatura no cérebro e no intestino. O alívio com água quente e com capsaicina (substância da pimenta) sugere a participação dos receptores TRPV1, sensíveis ao calor. O aumento da potência dos produtos nos últimos anos pode ter contribuído para mais casos.

Entenda o sistema envolvido em sistema endocanabinoide.

Diagnóstico

Não existe exame específico. O médico avalia o padrão das crises, o histórico de uso e exclui outras causas de vômito (gastrite, pancreatite, gravidez, problemas na vesícula, cetoacidose, entre outras). Os critérios de Roma IV para distúrbios gastrointestinais funcionais incluem a SHC. Contar com sinceridade sobre o uso de cannabis encurta muito o caminho até o diagnóstico.

Tratamento

  • Na crise: hidratação venosa e correção de eletrólitos. Estudos mostraram benefício do haloperidol em comparação com a ondansetrona (ensaio HaVOC, 2021) e do creme de capsaicina aplicado no abdômen.
  • O que pouco ajuda: antieméticos comuns frequentemente têm efeito limitado; opioides não são recomendados.
  • Definitivo: interromper o uso de cannabis. Os sintomas costumam desaparecer em semanas a meses de abstinência.

Para entender melhor

Links de afiliado do Mercado Livre. Indicamos categorias de produto úteis, não fazemos review.

Riscos se não tratada

  • Desidratação grave.
  • Lesão renal aguda.
  • Alterações perigosas de sódio e potássio.
  • Lesões no esôfago por vômitos repetidos.
  • Em casos raros, complicações fatais foram relatadas.

Parar o uso: apoio faz diferença

Para quem usa todos os dias há anos, parar pode ser difícil e vir acompanhado de sintomas de abstinência. Isso não é falta de força de vontade. Veja como fazer uma pausa e onde buscar ajuda. Na rede pública, os CAPS AD atendem sem encaminhamento.

Para outras reações agudas, como ansiedade e taquicardia, veja passou mal com cannabis.

Entre para a comunidade ClickGanja no WhatsApp

Guias novos, alertas sobre leis e Anvisa, dúvidas de cultivo e achadinhos com desconto. Grupos separados por tema, sem spam.

Ver grupos

Perguntas frequentes

O que é síndrome de hiperêmese canabinoide?

É uma condição em que usuários frequentes e de longa data de cannabis têm crises repetidas de náusea, vômito e dor abdominal, com alívio característico em banhos quentes.

Por que banho quente alivia a hiperêmese?

A hipótese é que o calor ativa receptores TRPV1, envolvidos na regulação da náusea e da temperatura, mas o mecanismo ainda não está totalmente esclarecido.

A hiperêmese canabinoide tem cura?

Sim. A interrupção sustentada do uso costuma resolver o quadro em semanas a meses.

Posso voltar a usar depois que melhorar?

As crises tendem a voltar com a retomada do uso. Converse com o médico.